Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

CAROLINA SILVINO DE SÁ PALMEIRA | FABIANA RODRIGUES BARLETTA

RESUMO: O superendividamento é um fenômeno contemporâneo do mercado de consumo. O acesso ao crédito fácil, permeado pela publicidade abusiva em suas mais variadas formas, possibilitou o aumento do consumo, em especial, durante a pandemia do coronavírus. O ingresso da mulher no mercado de trabalho ao longo do século XX fez com que a inadimplência atingisse, em especial, o público feminino, sobretudo em famílias monoparentais ou naquelas assoladas pelo desemprego dos demais membros do núcleo familiar. Nesse contexto, faz-se necessário correlacionar os efeitos da pandemia com o aumento do superendividamento feminino e a influência do feminismo na narrativa contemporânea desse fenômeno, que traz prejuízos à ordem econômica e expõe muitas famílias a condições de miserabilidade extrema, sem recursos que possam ampará-las durante esse período de calamidade pública, o que vai contra os direitos humanos na perspectiva de Herrera-Flores, marco teórico principal. A metodologia utilizada é a da resenha bibliográfica por meio do método hipotético dedutivo.

Palavras-chave: coronavírus; feminismo; pandemia; publicidade; superendividamento; direitos humanos.

  

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