Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

ANDRÉ DEL NEGRI

RESUMO: Elaborado em perspectiva interdisciplinar, o artigo propõe uma reflexão sobre o asseguramento dos direitos fundamentais durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação sobre o atuar da administração governativa federal para impedir a expansão do coronavírus. Coloca-se em questionamento a atuação do agente do Executivo que, por dever funcional, precisa garantir o binômio vida e saúde da população. A análise foi realizada no período de março a agosto de 2020. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica. Ao final, busca-se concluir que, na base de decisão, o presidente da República não tem liberdade jurídica, muito menos pode agir com a vontade própria (ao gosto), em desprezo às recomendações da ciência e tratados internacionais, porque atos decisórios precisam respeitar a integridade e coerência do Direito como um todo.

Palavras-chaves: covid-19; direito à saúde; decisão política; direto à vida; discricionariedade.

TEXTO COMPLETO EM PDF

REFERÊNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

DEL NEGRI, André. Discricionariedade e Autoritarismo. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.

FARIA, Rivaldo Mauro. Território e Saúde na geografia de Milton Santos: teoria e método para o planejamento territorial do sistema único de saúde no Brasil. Revista do Departamento de Geografia e programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPR, v.38, p.291-320, dez.2016. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/43912/29757>. Acesso em: 09 abr. 2020.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2014.

POPPER, Karl. O mito do contexto. Lisboa: Edições 70, 1986.

SANTOS, Milton. O espaço dividido. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Pobreza urbana. São Paulo: Edusp, 2009.

STRECK, Lenio. “Coronavírus, o consequencialismo e o dilema do trem: Matar o gordinho?”. Revista Eletrônica Consultor Jurídico – Conjur. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-02/senso-incomum”. Acesso 02 abr. 2020. Ver ainda: STRECK, Lenio. “O segredo do (dilema) de Fátima Bernardes aplicado ao Direito”. Revista Eletrônica Consultor Jurídico – Conjur. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2016-dez-01/senso-incomum. Acesso em: 02 abr. 2020.

STRECK, Lenio. Professor de Harvard lança “constitucionalismo Deus acima de todos”. Revista Eletrônica Consultor Jurídico – Conjur. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-23/senso-incomum-professor-harvard-lanca-constitucionalismo-deus-acima-todos. Acesso em: 23 abr. 2020.