Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

ANA GABRIELA MENDES BRAGA | JOSÉ EDUARDO ADAMI DE JESUS

RESUMO: A presente investigação analisa, a partir dos registros e falas das personagens envolvidas, a criação do Conselho da Comunidade sobre sistema penitenciário em Franca-SP. Sua instituição foi fruto da mobilização das familiares de pessoas presas – principalmente mulheres – que sofrem (com) a prisão de seus entes. A partir da análise do processo da criação do Conselho mapeamos as expectativas e demandas daqueles que se estabeleceram como primeiros conselheiros(as). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica através da observação participante nos encontros mensais do órgão, entrevistas semiestruturadas com as personagens envolvidas nesta articulação e análise documental das atas das reuniões de formação – além de outras comunicações oficiais. O Conselho da Comunidade pôde ser visto como um potencial agregador da sociedade civil com a prisão, compondo não somente aquilo que se desestrutura com sua existência, mas o que se comunica e se constrói a partir (ou apesar) dela. Trata-se de uma tentativa de contribuir para que se possa pensar a prisão em movimento e em relação, a partir de processos e articulações inconclusas que agregam a comunidade e os espaços acadêmicos.

Palavras-Chave: cárcere; comunidade; conselho; extensão; universidade.

TEXTO COMPLETO EM PDF

    

REFERÊNCIAS

BATISTA, Vera Malaguti. Criminologia e Política Criminal. Passagens:Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro, v.1, n.2, jul./dez. 2009.

BRAGA, Ana Gabriela Mendes. A identidade do Preso e as Leis do Cárcere. Dissertação (Mestrado em Direito). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2008

BRAGA, Ana Gabriela Mendes. Reintegração Social: discursos e práticas na prisão – um estudo comparado. Tese (Doutorado em Direito). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2012.

BRAGA, Ana Gabriela Mendes. Entre a prisão e o mundão: entrada da sociedade civil no cárcere e reintegração social. Revista Espaço Acadêmico. nº 154. Março, 2014.

BRASIL. Comissão para Implementação e Acompanhamento dos Conselhos da Comunidade. Cartilha Conselhos da Comunidade. Brasília: Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional, 2008.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Lei de Execução Penal.  Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm. Acesso em: 24 mar. 2019.

BRASIL. Ministério de Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias: Período de Julho a Dezembro de 2019. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMmU4ODAwNTAtY2IyMS00OWJiLWE3ZTgtZGNjY2ZhNTYzZDliIiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9. Acesso em: 13 dez. 2020.

CUNHA, Manuela Ivone. Entre o bairro e a prisão: tráficos e trajectos. Lisboa: Fim de Século, 2002.

DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas?. Tradução de Marina Vargas. Rio de Janeiro: Difel, 2018.

FERREIRA, Jorge Chade. Os Conselhos da Comunidade e a reintegração social. Dissertação (Mestrado em Direito) Faculdade de Direito Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

GODOI, Rafael. Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. São Paulo: Boitempo, 2017.

GODOI, Rafael. Penar em São Paulo: Sofrimento e mobilização na prisão contemporânea. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.31, n.92, 2016.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.

LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mineirinho-por-clarice-lispector. Acesso em: 28 nov. 2019.

ROIG, Rodrigo Duque Estrada. Execução penal: teoria crítica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Execução Penal: proposta de um modelo de terceira geração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

SÃO PAULO. Secretaria de Administração Penitenciária. Unidades Prisionais (penitenciárias). Disponível em: http://www.sap.sp.gov.br/. Acesso em: 06 fev. 2019.

WACQUANT, Loïc. Punir os Pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

ZAFFARONI. Criminología: Aproximación desde un margen. vol. 1. Bogotá: Editorial Temis S. A., 1988.