ALBINO GABRIEL TURNAY JUNIOR | ANACLÁUDIA DO NASCIMENTO DE SOUZA | THAÍS NAKAOKA BALAN
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo e seu papel como instrumento para o conhecimento da realidade do caso concreto apresentado ao Poder Judiciário, para que ao final, o juiz profira a sentença em um processo desenvolvido de forma justa, compreendendo de forma efetiva os fatos da relação jurídica. Tendo em vista que o fato discutido não pode ser recriado, as partes e o juiz devem realizar a busca possível para se aproximar de uma verdade de forma racional, isto por meio de princípios, técnicas e procedimentos aplicados. Neste sentido, é de suma importância a análise da jurisdição e da instrumentalidade do processo, do processo de conhecimento, da compreensão da realidade, da busca da verdade e do dever do juiz expor suas compreensões, valoração das provas que representam os fatos e motivação de sua decisão, concretizando o direito material de forma justa por meio do processo. Este artigo é resultado de pesquisa teórica, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica em doutrina e legislação.
Palavras-chave: instrumentalidade do processo; direito e realidade; concretização de direitos.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Fabio Caldas de. Curso de processo civil. t. 1. São Paulo: Malheiros, 2016.
ARAÚJO, Fábio Caldas de. Curso de processo civil: processo de conhecimento e cumprimento de sentença. t. 2. São Paulo: Malheiros, 2020.
BAZARIAN, Jacob. O problema da verdade. 3. ed. São Paulo: Editora Alfa Ômega, 1988.
BUFFON, Marciano; VIEIRA, Gustavo Silveira. O mito da verdade material: análise teórico-epistemológica da legislação relativa ao processo administrativo tributário e sua aplicação pelo CARF. Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, n.33, p 13-27, set./dez. 2017.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
DINAMARCO, Candido Rangel. A instrumentalidade do processo. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
DINAMARCO, Candido Rangel. Instituições de direito processual civil. v.1. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 2020.
DINAMARCO, Candido Rangel. Instituições de direito processual civil. v.3. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.
DIDIER JR, Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual Civil, parte geral e processo de conhecimento. v.1. 19. ed. Bahia: Editora Juspodivm, 2017.
DIDIER JR, Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatório, decisão, precedente, coisa julgada e tutela provisória. v.2. 11. ed. Salvador: Jus Podvim, 2016.
HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo curso de processo civil: teoria do processo civil. v.1. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo curso de processo civil: tutela dos direitos mediante procedimento comum. v.2. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
MEDINA, José Miguel Garcia. Direito processual civil moderno. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 36. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo na Constituição Federal. 13. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018. E-book.
PAULA, Jonatas Luiz Moreira de. Curso de processo civil: processo de conhecimento no novo CPC (Lei n° 13.105/2015 e Lei n° 13.256/2016). 2. ed. Belo Horizonte: D’Plácido, 2016
PORTANOVA, Rui. Princípios do processo civil. 3. Ed. Porto Alegre: Portaria do Advogado, 1999.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. v.1. 56. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil. v.1. 16. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil. v.2. 17. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018.