1. A Revista Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva recebe os artigos resultantes das pesquisas do seu Programa de Iniciação Científica.
2. Os textos devem ser enviados para: inc@newtonpaiva.br.
3. A publicação reserva-se o direito de devolver aos autores os textos fora dos padrões descritos.
4. A publicação reserva-se o direito de executar revisão ortográfica e gramatical nos textos publicados.
5. A simples remessa de textos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais.
6. Gráficos, imagens e fotos devem ser enviadas separadamente em arquivos com extensão .tif ou .jpg (qualidade máxima) com resolução de 300 dpi, no tamanho real que será aplicado. Quando da elaboração desses itens no artigo, levar em conta que a impressão será em preto e branco e tons de cinza.
– Imagens ou fotos contendo pessoas devem ter a devida autorização daqueles que compõem a imagem ou a foto.
– Todas as imagens que não sejam de domínio público devem ter o crédito do fotógrafo com a autorização deste.
– É proibida a reprodução de imagens retiradas da Internet sem a devida autorização do respectivo site ou proprietário da imagem.
7. Todos os artigos apresentados dentro das normas serão analisados pela comissão editorial.
8. O processo de avaliação segue as normas internacionais de peer review. Os textos recebidos são encaminhados a dois pareceristas integrantes do conselho editorial, consultivo ou a convidados ad hoc. Em casos especiais, pode-se consultar um terceiro revisor. É mantido o anonimato do autor e dos consultores.
9. Preparo do Manuscrito:
– Os artigos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado no anverso das folhas com espacejamento 1,5 entrelinhas, utilizando fonte Arial tamanho 11 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de fim, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho 10.
– O trabalho deve ser configurado com margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2 cm.
– Os títulos das seções devem começar na parte superior da folha, sendo separados por dois espaços de 1,5 entrelinhas. Também os títulos das subseções devem ser separados por dois espaços dos textos que os precede e os sucede.
– Recuo de 2 cm no início de cada parágrafo (não dar espaço duplo entre parágrafos);
– Destaque de palavras e expressões, no corpo do texto, em itálico;
– Citações de até três linhas inseridas no corpo do texto, entre aspas;
– Seguidas do sobrenome do autor, em caixa baixa, se estiver compondo a sintaxe da frase em que aparece.
– Em caixa alta, entre parênteses, seguido do ano da publicação e da página em que se encontra o trecho citado no final da citação.
– As citações com mais de três linhas deverão ser digitadas a 4 cm da margem, em tamanho 10 e espaço simples entre linha, em itálico, sem aspas, seguidas do sobrenome do autor, data da publicação e indicação das páginas entre parênteses, após o que será colocado no ponto final.
– Os destaques nas citações deverão vir em negrito e, caso não sejam atribuídos ao autor da citação, após a indicação da página, deverá constar a expressão “grifo nosso”, antecedida de vírgula.
– As notas, reduzidas ao estritamente necessário, deverão vir ao final do texto, contendo apenas as observações que o autor julga necessárias à compreensão do assunto.
– As referências bibliográficas deverão se resumir às obras citadas no texto e apresentadas por ordem alfabética do sobrenome dos autores, de acordo com as instruções contidas no Manual de Normalizações Técnicas do Centro Universitário Newton Paiva disponível em:
http://www.newtonpaiva.br/NP_conteudo/file/Manual_aluno/Manual_Normalizacao_Newton_2011.pdf
10. Estrutura do manuscrito:
– Os artigos completos devem ter, no máximo, 25 páginas, excluindo-se as figuras, fotos, gráficos e referências bibliográficas.
O texto deve conter as seguintes seções:
i. Título em Português seguido pela tradução para o idioma inglês.
ii. Resumo: máximo de 300 palavras.
iii. Descritores: máximo de seis palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo.
iv. Abstract: tradução do resumo para o idioma inglês.
v. Key words: tradução dos descritores para o idioma inglês.
vi. Introdução.
vii. Metodologia.
viii. Resultados.
ix. Discussão e Conclusões.
x. Agradecimentos (quando pertinente).
xi. Referências Bibliográficas.