ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO BANNER PRESENCIAL

a) O programa utilizado para elaboração do banner virtual é o PowerPoint com apenas 01 slide.
b) A orientação vertical é obrigatória.
c) O banner deve ter obrigatoriamente o tamanho 60 x 90 (LxA), com fundo branco.
d) Os autores têm a liberdade de escolher o método de impressão, permitido o uso de qualquer tipo de material desde que o banner esteja no tamanho obrigatório.
e) Para tornar o seu banner mais atrativo lembre-se de adicionar figuras, tabelas, gráficos, quadros e esquemas.
f) No site do evento foi disponibilizado um banner padrão que deverá ser obrigatoriamente utilizado. O arquivo está nomeado como Modelo obrigatório de banner. Basta fazer o download do arquivo e adicionar as informações do seu trabalho. O layout deste modelo padrão obrigatório e as sugestões de formatações para inclusão do conteúdo do seu banner podem ser consultados na área de Material de Apoio do evento.
g) Os espaços e distribuições das seções podem ser dimensionados conforme o conteúdo de cada trabalho, mas deve ser mantida a estrutura e demais formatações.
h) O banner deverá ser dividido em seções: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS. Para trabalhos que tenham recebido algum tipo de apoio institucional ou de órgãos de fomento, recomenda-se acrescentar uma seção de AGRADECIMENTO mencionando o financiamento ou apoio recebido.
i) É sugerido para o texto a utilização de fonte Calibri, tamanho 30, justificado. E para os títulos, tamanho 40.
j) Para os apresentadores que tiverem interesse, está disponibilizado um arquivo para download no site do evento com um modelo, no formato obrigatório, já com as seções definidas para direcionar a montagem do banner. O arquivo está nomeado como Layout sugestão banner. Basta fazer o download do arquivo e adicionar as informações do seu trabalho.
k) Como sugestão, pode ser incluído um QRcode encaminhando para mais informações sobre o trabalho, como, por exemplo, um linktree que direcione para um vídeo da pesquisa, para o LinkedIn do aluno, para um portfólio ou outro conteúdo relevante.
l) O banner não precisa ser enviado para os organizadores do evento. Ele precisa apenas estar pronto no momento da apresentação.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO BANNER VIRTUAL

a) O programa utilizado para elaboração do banner virtual é o PowerPoint com apenas 01 slide.
b) A orientação horizontal é obrigatória.
c) O slide deve ter obrigatoriamente o tamanho 84,1 x 59,4 (LxA), com fundo branco.
d) Para tornar o seu banner mais atrativo, lembre-se de adicionar figuras, tabelas, gráficos, quadros e esquemas.
e) No site do evento foi disponibilizado um banner padrão que deverá ser obrigatoriamente utilizado. O arquivo está nomeado como Modelo obrigatório de banner. Basta fazer o download do arquivo e adicionar as informações do seu trabalho.
f) O layout deste modelo padrão obrigatório e as sugestões de formatações para inclusão do conteúdo do seu banner podem ser consultados na área de Material de Apoio do evento.
g) Os espaços e distribuições das seções podem ser dimensionados conforme o conteúdo de cada trabalho, mas deve ser mantida a estrutura e demais formatações.
h) O banner deverá ser dividido em seções: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS.
i) Para trabalhos que tenham recebido algum tipo de apoio institucional ou de órgãos de fomento, recomenda-se acrescentar uma seção de AGRADECIMENTO mencionando o financiamento ou apoio recebido. É sugerido para o texto a utilização de fonte Calibri, tamanho 24, justificado.
j) Para os apresentadores que tiverem interesse, está disponibilizado um arquivo para download no site do evento com um modelo, no formato obrigatório, já com as seções definidas para direcionar a montagem do banner. O arquivo está nomeado como Layout sugestão banner. Basta fazer o download do arquivo e adicionar as informações do seu trabalho.
k) Como sugestão, pode ser incluído um QRcode encaminhando para mais informações sobre o trabalho, como, por exemplo, um linktree que direcione para um vídeo da pesquisa, para o LinkedIn do aluno, para um portfólio ou outro conteúdo relevante.
l) O banner não precisa ser enviado para os organizadores do evento. Ele precisa apenas estar pronto no momento da apresentação.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO BANNER VIRTUAL

a) Tempo máximo de apresentação do trabalho: 10 minutos.
b) Solicita-se que os alunos entrem na sala do Teams com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário de apresentação com o microfone desligado.
c) Ao entrar deixe o arquivo do power point aberto e preparado para a apresentação. Lembre-se de fechar qualquer outra janela de outros aplicativos que estejam abertas, deixando apenas o power point.
d) Quando for sua vez de apresentar você deverá ligar sua câmera e seu microfone. Todos os alunos do grupo precisam estar presentes na hora da apresentação e com a câmera ligada, mesmo que não tenham alguma fala.
e) Para apresentar no Teams você deverá clicar em Compartilhar, na parte superior do aplicativo, em caso de dúvidas consulte passo-a-passo no arquivo Orientações para apresentações de pôster virtual.
f) Você deverá apresentar o banner no modo de exibição Apresentação de Slides. Para isto, dentro do power point, você deve clicar no canto inferior direito do slide, no modo de exibição Apresentação de Slides. Em caso de dúvidas consulte passo-a-passo no arquivo Orientações para apresentações de pôster virtual.
g) Ao exibir sua apresentação usando o modo de exibição do apresentador, você deve ampliar a parte do slide que está sendo apresentada oralmente para facilitar a visualização de todos que estão assistindo.
h) Para isto, clique no ícone de lupa no canto inferior esquerdo do modo de exibição do apresentador.
i) No modo de exibição do apresentador, um retângulo brilhante aparece no slide e o ponteiro do mouse se torna uma mão para indicar que você pode clicar e arrastar para mover o efeito de zoom para uma área diferente do slide.
j) Aponte o mouse sobre a área do slide que você deseja ampliar, clique para aumentar o zoom na tela.
k) Para desativar o efeito de Zoom, pressione a tecla Esc ou clique no ícone de lupa novamente. O slide diminuirá o zoom à exibição padrão.