Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

Os trabalhos deverão ser enviados à Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva sem qualquer indicação de autoria mantendo-se, assim, o sigilo da avaliação dos trabalhos apresentados.

As contribuições apresentadas à Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva para publicação são submetidas ao sistema de avaliação “Double Blind Peer Review”, realizada por membros do Conselho de Pareceristas e, eventualmente, por pareceristas ad hoc, os quais não serão identificados, para fins de análise dos artigos enviados sem a identificação dos autores, garantindo-se o sigilo e a idoneidade no processo de avaliação, tanto para os autores quanto para os avaliadores.

Durante todo o processo de avaliação, mantém-se o anonimato dos autores e dos pareceristas.

Os artigos enviados a Revista são submetidos a uma análise preliminar realizada pelo Editor Responsável. A referida avaliação tem por finalidade verificar os aspectos formais da publicação, tais como, a compatibilidade do artigo científico submetido com a temática editorial do periódico, elementos metodológicos, dentre outros.

Após concluída a análise prévia, os artigos que atendam aos critérios formais exigidos da Revista, são enviados, sem qualquer tipo de identificação, a 2 (dois) pareceristas para fins de emissão de parecer fundamentado pela aceitação, rejeição ou modificação do manuscrito, conforme formulário próprio da Revista.

Na hipótese de um parecerista produzir parecer pela aceitação e outro pela rejeição de um mesmo artigo, este será remetido a um terceiro avaliador, a fim de que emita parecer conclusivo pela aceitação ou rejeição do referido trabalho.

Caso o artigo seja aceito com alterações recomendadas pelos pareceristas, os quais não serão identificados, os autores são cientificados, para providenciarem as modificações indicadas pelos pareceristas ou motivar a desnecessidade das alterações sugeridas, as quais serão ou não encaminhadas, a critério do Editor Responsável, para nova avaliação dos pareceristas no intuito de avaliar as alterações e emissão de parecer pela aceitação ou rejeição do artigo submetido.

A Revista se reserva o direito de não publicar o artigo submetido, no caso de os autores discordarem da avaliação dos pareceristas e o Editor Responsável manter o posicionamento acolhido pelo pareceristas.

Os textos rejeitados são enviados/devolvidos aos autores, acompanhados dos respectivos pareceres, sem a identificação dos pareceristas.

Os artigos de autores convidados não são submetidos ao procedimento de avaliação.

Após a finalização do Processo de Avaliação pelo sistema Double Blind Peer Review, o Editor Responsável e o Conselho Editorial decidem quais os textos submetidos à Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva , dentre aqueles com 2 (dois) pareceres recomendando a publicação, serão publicados nos próximos números da Revista, observando-se para a definição do número da Revista, a necessidade de equilíbrio entre as temáticas das contribuições e o percentual de exogenia e endogenia estabelecido pelas normas de qualificação relativas ao Periódico.

O tempo médio para conclusão do Processo de Avaliação é de aproximadamente 6 (seis) meses, incluindo-se, a reavaliação de contribuições.

O Editor Responsável e o Conselho Editorial da Revista são soberanos quanto ao aceite dos artigos submetidos e reservam-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não forem devidamente atendidas dentro do prazo concedido para as adequações.
 
Assegurando a avaliação pelos pares cega:

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à Revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

1. Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com “Autor”.
2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação dos autores deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.