A Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva teve seu primeiro número lançado, no primeiro semestre de 2003, já indexada sob o E-ISSN nº 1678-8729, e, em versão eletrônica.
A publicação do periódico, desde o seu primeiro número, fora realizada de forma gratuita, por meio do depósito no site da Revista do arquivo completo dos seus respectivos números em formato PDF, possibilitando a divulgação e a democratização do conhecimento científico à comunidade acadêmica.
A partir do número 26, de maio/agosto 2015, inaugurou-se nova fase da Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, norteada pela proposição de alterações em suas políticas e critérios de qualidade científica do periódico, com a finalidade de fomentar o constante processo de aperfeiçoamento e qualificação da publicação.
A partir desse número, adotou-se a periodicidade quadrimestral da Revista, o fluxo contínuo para submissão de trabalhos científicos, novo layout gráfico da publicação, a inclusão do periódico em alguns dos principais indexadores de periódicos científicos, e, a definição da linha editorial da Revista: Estado Democrático de Direito e Solução de Conflitos.
Houve, ainda, a qualificação e ampliação do Conselho Editorial, composto por Professores Doutores de renomadas instituições de ensino nacionais e internacionais, responsável pela linha editorial e científica da Revista, qualidade da produção intelectual e seleção dos trabalhos, bem como, do Conselho de Pareceristas, formado por Professores Doutores e Mestres, de instituições de ensino nacionais e internacionais, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos por meio do sistema de dupla avaliação às cegas (Double Blind Peer Review).
Em 2016, a Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva fora reclassificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em seu Procedimento de Avaliação dos Periódicos Jurídicos Nacionais, ao Estrato B4 do Sistema Qualis de Periódicos, demonstrando o compromisso da publicação com a qualidade da produção intelectual.
A Revista atendendo a rigorosos requisitos editoriais, relacionados a excelência de Periódicos, obteve, a partir de 2016, sua inserção em importantes indexadores nacionais e internacionais, com destaque para a REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), o Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), o BDJur (Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça) e a RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas do Senado Federal), e o Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dentre outros.
Em 2017, a Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva fora reclassificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em seu Procedimento de Avaliação dos Periódicos Jurídicos Nacionais, ao Estrato B1 do Sistema Qualis de classificação de Periódicos Científicos no Brasi.
Em 2019, o periódico adotou o sistema de publicação antecipada “ahead of print” visando a agilizar a divulgação do conhecimento científico. Nesse sistema, dá-se a publicação antecipada e imediata de artigos aprovados após o processo de avaliação em double blind review e pelo Conselho Editorial.
Em dezembro de 2022, a Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva fora reclassificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em seu Procedimento de Avaliação dos Periódicos Jurídicos Nacionais, ao Estrato A4 do Sistema Qualis de classificação de Periódicos Científicos no Brasil, consolidando o compromisso da publicação com a qualidade da produção intelectual.
No primeiro semestre de 2023, a Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva chega ao seu 20º (vigésimo) ano de existência, como um relevante instrumento de fomento à pesquisa científica e produção intelectual, consolidando-se, como um periódico de qualidade no cenário jurídico nacional.