Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

FABIANA MARION SPENGLER  |  SILVIO ERASMO SOUZA DA SILVA

RESUMO: A maioria dos conflitos escolares ocorre no interior e nas imediações dos estabelecimentos de ensino, e, se não forem devidamente administrados, poderão se manifestar através da violência e tomar proporções perigosas, capazes de gerar consequências graves. Nesse sentido, busca o presente trabalho responder ao seguinte questionamento: A mediação escolar pode ser considerada uma ferramenta de pacificação e tratamento adequado de conflitos nas escolas? A principal hipótese para responder a este questionamento afirma que a mediação escolar pode ser considerada uma ferramenta capaz de tratar de forma adequada os conflitos escolares. Através do método hipotético dedutivo e de pesquisa doutrinária, conclui-se que a mediação escolar pode e deve ser usada como forma de pacificação e administração de conflitos escolares, evitando que pequenas divergências sejam capazes de se transformar em fatos gravosos e irreversíveis.

Palavras-chave: Conflito; mediação; escola.

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