Camila Santos Braga
Raphael Pires Duarte
Margaret Pires do Couto
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o fragmento de um caso clínico referente a uma criança diagnosticada com esquizofrenia pelos estagiários e as barreiras que ela enfrenta em relação a seu diagnóstico até chegar à Clínica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, para que seu tratamento seja conduzido por meio do manejo psicanalítico. Neste artigo, também é abordada a problemática da banalização dos diagnósticos. Pode-se dizer que é cada vez maior o número de crianças diagnosticadas com algum transtorno de aprendizagem, quando, em muitos dos casos, não se trata desse tipo de diagnóstico. Considerando o crescimento considerável de casos de psicose infantil que estão chegando às clínicas nos últimos anos, faz-se necessário que se discuta tal questão. Pretende-se também trazer uma reflexão sobre a atitude do profissional diante do uso abusivo do diagnóstico.
PALAVRAS-CHAVE: caso clínico; diagnóstico; esquizofrenia; psicanálise; sujeito.
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