Juliano César Soares Lopes
Riviane Borghesi Bravo
RESUMO: O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um campo de trabalho da Psicologia que tem crescido significativamente e ganhado espaço em diversos ambientes. Ao mesmo tempo em que esse crescimento tem contribuído para a formação do psicólogo, principalmente os analistas do comportamento, tem beneficiado os casos que demandam a saída da clínica tradicional. Encontramos também um contexto em que é preciso ser reestruturado devido às novas condições sociais. O modelo a ser seguido no trabalho de AT perpassa por técnicas diferentes, conforme o contexto e o caso atendido. O planejamento dessa atuação tem como foco diferenciar os ambientes, nos quais AT está inserido, pois o estabelecimento da rotina é fundamental para o desenvolvimento dos processos e suas metas, assim como o controle das variáveis que norteiam a intervenção e a avaliação dos resultados. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo trazer uma visão crítica da atuação do AT, seus métodos de trabalho, os cuidados durante todas as atividades, a relação com os participantes envolvidos, a análise final, até a verificação de novos caminhos e seu encerramento. Como forma de visualizar na prática, o artigo irá apresentar um caso de um adolescente que apresentava dificuldades de aprendizagem escolar, além do desajustamento social e familiar. O relato dessa experiência irá auxiliar alunos e profissionais a utilizar ferramentas compatíveis com a demanda de cada caso e promover maior consistência no trabalho do psicólogo como AT.
PALAVRAS-CHAVE: Acompanhamento Terapêutico; Ambiente Extraconsultório; Análise do Comportamento.