Juliana Caroline Mazzetto
Mônica Freitas Ferreira Novaes
RESUMO: Este estudo de caso foi elaborado a partir da prática em Avaliação Psicológica realizada na Clínica Escola do curso de Psicologia da Newton Paiva. O Psicodiagnóstico foi estruturado em oito encontros sendo divididos da seguinte forma: dois encontros de entrevista inicial com os pais e a família, um encontro de anamnese com a mãe e, em grande parte, a realização da Hora do Jogo Diagnóstico, que possibilita observar o comportamento da criança. Além disto, cinco encontros para aplicação de testes, sendo estes compostos pela aplicação do HTP (House-Tree-Person), que avalia aspectos da personalidade e dinâmica familiar, a aplicação da técnica do Desenho de Família, que avalia aspectos da dinâmica familiar, o teste WISC-IV (Escala Weschler de Inteligência para Crianças – 4ª versão) que avalia inteligência fluida, cristalizada e habilidades cognitivas e o teste ESI (Escala de Stress Infantil) que avalia o nível de estresse apresentado no momento. Ao final chegou-se a hipótese diagnóstica de regressão, insegurança, ansiedade e Síndrome do X-Frágil.
Palavras-chave: psicodiagnóstico, caso clínico, testes psicológicos.