A Revista Eletrônica de Psicologia “De um curso a um discurso” tem como objetivo realizar publicações anuais referentes à produção científica dos alunos e professores do Centro Universitário Newton Paiva, a fim de promover maior circulação da experiência e do aprendizado ocorridos em estágios e trabalhos acadêmicos.
O(s) autor(es) que pretender(em) enviar o(s) seu(s) trabalho(s) científico(s) para publicação na Revista Eletrônica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva deverá(ão) observar os procedimentos necessários para submissão e as normas de publicação abaixo estabelecidas, sob pena de serem devolvidos ao(s) autor(es):
1) A Revista Eletrônica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva destina-se à publicação de artigos científicos que envolvam estudos e estágios realizados pelos alunos do Centro Universitário Newton Paiva.
2) Os artigos somente poderão ser subscritos por, no máximo, 3 (três) autores.
3) Serão aceitos pela Revista Eletrônica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva artigos científicos em Português.
4) A seleção dos artigos científicos submetidos ao periódico para publicação é de competência do Editor Responsável e do Conselho Editorial da Revista.
5) Durante todo o processo de avaliação mantém-se o anonimato do(s) autor(es) e dos pareceristas.
6) Os documentos submetidos à Revista devem ser enviados por meio de 2 (dois) arquivos eletrônicos separados e nominados de acordo com o título do trabalho, um em formato Microsoft Word e outro em PDF.
7) Os artigos submetidos ao processo de avaliação da Revista deverão conter na as normas da ABNT segundo o manual do Centro Universitário Newton Paiva:
7.1) O Título do artigo em português, grafado em caixa alta, com fonte “Arial”, tamanho 14, negrito e centralizado.
7.2) O resumo do texto, em português com no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, com fonte “Arial”, tamanho 12, corpo do texto com espaçamento simples entre linhas, justificado, sem negrito e espaço simples;
7.3) Palavras-Chave, em português com no mínimo três e no máximo cinco palavras, com fonte “Arial”, tamanho 10, organizadas em ordem alfabética crescente, e separadas entre si por ponto e vírgula.
7.4) Os nomes dos autores devem ser numerados por nota de rodapé, especificando a titulação e a instituição de trabalho. Iniciais maiúsculas, “Arial”, preto, tamanho 12, centralizado, negrito, espaço 1,5)
7.5) Título (CAIXA ALTA, Arial, preto, tamanho 14, centralizado, negrito, espaço 1,5)
7.6) Subtítulo (iniciais maiúsculas, Arial, preto, tamanho 14, centralizado, negrito, espaço 1,5)
7.7) No texto: “Arial 12”, normal, preta.
7.8) Espaço entrelinhas: 1,5 para a capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão.
7.9) Espaço entrelinhas: 1,0 para citações com mais de três linhas; notas de rodapé e referências
7.10) Observação: deve-se usar o espaço de 1,5 entre o título da seção, que dever estar em negrito, CAIXA ALTA e tamanho 12, e o texto que o sucede.
7.11) Os artigos deverão ser formatados em folha tamanho A4 (210mmx297mm) e com alinhamento do corpo do texto justificado 3 esquerda, 3 acima, 2 direita, 2 abaixo.
7.12) Citações diretas com até 3 (três) linhas deverão ser inseridas no texto, colocadas entre aspas duplas, e, sem alteração do tipo de letra, devendo constar a indicação do autor, ano e página da obra citada.
7.13) Citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão constituir um parágrafo independente, recuadas a 4,0 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, sem aspas, com espaçamento simples de 1,0 cm, com 1 (um) espaço de 1,5 entre os textos.
7.14) As citações indiretas deverão vir sem aspas, constando a indicação do autor e ano, sendo opcional a indicação da página.
7.15) No caso de citação de citação poderá ser utilizada a expressão apud (citado por) no texto, sendo que nas referências deverá constar a indicação completa do documento consultado.
7.16) Quanto à utilização de citações em outro idioma, deve-se proceder a tradução das citações no corpo do texto, inserindo-se a versão original em notas de rodapé.
7.17) As notas explicativas deverão ser inseridas em notas de rodapé sequenciadas, fonte tamanho 10, justificado, com espaço entrelinhas de 1,0.
8) A contribuição dos autores deverá ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 7 (sete) laudas.
9) Todas as obras citadas nos artigos submetidos deverão ser indicadas nas referências.
10) O(s) autor(es) ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
11) Os artigos enviados à Revista são submetidos a uma análise preliminar realizada pelo Editor Responsável. A referida avaliação tem por finalidade verificar os aspectos formais da publicação, tais como, a compatibilidade do artigo científico submetido com a temática editorial do periódico, elementos metodológicos, dentre outros.
12) Após concluída a análise prévia, os artigos que atendam aos critérios formais exigidos da Revista, são enviados, sem qualquer tipo de identificação, a 2(dois) pareceristas para fins de emissão de parecer fundamentado pela aceitação, rejeição ou modificação do manuscrito.
13) Na hipótese de um parecerista produzir parecer pela aceitação e outro pela rejeição de um mesmo artigo, este será remetido a um terceiro avaliador, a fim de que emita parecer conclusivo pela aceitação ou rejeição do referido trabalho.
14) A Revista se reserva o direito de não publicar o artigo submetido, no caso de o(s) autor(es) discordar(em) da avaliação dos pareceristas e o Editor Responsável manter o posicionamento acolhido pelos pareceristas.