Flaviane da Costa Oliveira [i] INTRODUÇÃO A contemporaneidade anuncia desafios e possibilidades à atuação da Psicologia, convocando os profissionais a ocuparem novos espaços. Nesse sentido, discuti-se o papel da psicologia e, em especial, da psicanálise, que, com o passar…
E1 – 45 O SER NA RELAÇÃO COM O OUTRO
Eu não sou eu nem sou o outro, sou qualquer coisa de intermédio; Pilar da ponte de tédio Que vai de mim para o Outro”… Sá Carneiro Edna Maria Silva[i] Para Augras (2000), o crescimento humano se define tanto…
E1- 44 O SENTIDO DO ENCONTRO
“A vida é a arte do encontro embora haja tantos desencontros pela vida”. Vinícius de Moraes Vanessa Gomes de Lima[i] “Já dizia o “grande” poeta Vinícius de Moraes que o sentido da vida está nos encontros que são constituídos…
E1-43 A CULPA É DE QUEM?
“Não sei perder minha vida. Não sei qual a minha culpa, mas peço perdão. A luz do farol revelou-os tão rapidamente que não puderam ver. Peço perdão por não ser uma “estrela” ou o “mar” ou por não ser alegre,…
E1- 42 O ABRIGAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL
Nívio Gabriel Brito Vieira[i] A elaboração deste artigo foi fundamentada e construída na prática de atendimento clínico realizado na Clínica de Psicologia Newton Paiva, no estágio curricular de Psicologia Fenomenológica existencial Humanista e, mais especificamente, no atendimento de A.…
E1- 41 ADOLESCÊNCIA E O SER-AÍ
O desejar, o recear, o amedrontar-se, o afligir-se fundamentam-se no “cuidado, ou preocupação por algo”, que é inerente ao nosso existir no mundo. Forghieri Marleide Canedo de Oliveira[i] O tema para o artigo Adolescência e o Ser-aí partiu do…
E1- 40 O SUICÍDIO NA ABORDAGEM EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICA
Karley Campos[i] Na psicologia existencial, a visão que se estabelece são as condições existenciais da pessoa. É o próprio modo de ser e de existir, pois ele sempre estará em busca de resoluções para as suas vivências. Nessa questão,…
E1- 39 ADOLESCÊNCIA-PARA-SI
Cleiton Renato Rezende[i] Os Estágios Supervisionados VI e VII – Psicoterapia Existencial Individual e de Grupos – foram realizados na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, aos sábados, e aconteceram no segundo semestre de 2007 e no…
E1- 38 LUDOTERAPIA: A ARTE DO BRINCAR
Sabrina Santos Neolácio [i] A Ludoterapia – terapia por meio do brincar – é uma forma de psicoterapia,cuja meta é promover ou restabelecer o bem-estar psicológico do indivíduo através de atividades lúdicas. No contexto de desenvolvimento social da criança…
E1- 37 A LUDOTERAPIA GESTÁLTICA: UMA PROPOSTA DE TERAPIA NÃO – DIRETIVA
Renata Carvalho Armond [i] Como processo psicoterápico, a ludoterapia envolve jogos e brincadeiras como forma de auto–expressão, dando a oportunidade ás crianças que as vivenciam de se libertarem de seus sentimentos e problemas por meio do brincar (ou) dos…